quarta-feira, 25 de abril de 2012


Acne - O que fazer?

0


Hello, pelo menos uma grande parte de nós já sofremos, ou sofremos com essa maldita palavra: A acne.
Acne (acne vulgar) é uma condição dos folículos pilosos, principalmente da face, peito e costas, que atinge homens e mulheres, principalmente durante a adolescência. Ela está ligada a ação (desnorteada) doshormônios, além de outros fatores pontuais.
Não é causada por bactérias, porém as bactérias desempenham um papel importante no seu desenvolvimento, piorando bastante o quadro – e por isso alguns casos requerem o uso de antibióticos no tratamento.
Sem dúvida é uma das queixas mais constantes nos consultórios – e nas nossas próprias lamentações dométicas. A Acne e as marcas que ela deixa são chateações recorrentes que atingem pessoas de ambos os sexos e em todas as faixas etárias, inclusive na idade adulta.
A Acne acontece quando as glândulas sebáceas são super estimuladas (por isso os hormônios têm papel crucial). Com a produção de óleo aumentada, fica maior a probabilidade dos poros entupirem e as células inflamarem. Quando ocorre o entupimento, a parede do poro começa a se distender indefinidamente, ficando sujeita ao rompimento. É nesse momento que substâncias irritantes e bactérias conseguem acesso às camadas mais profundas da pele, produzindo inflamação.
Como dissemos, Acne é intimamente relacionada a ação de hormônios, portanto, essa é uma causa que merece ser investigada. Para isso é indispensável procurar um médico. Só ele pode fazer os exames clínicos e laboratoriais para um diagnóstico preciso e, se for o caso, tomar as medidas necessárias para regular os níveis hormonais.
Muitas vezes os exames vão acusar normalidade, mas a pele vai dizer o contrário. Nesse momento entra o fator crucial: a individualidade. O que é normal pra mim pode ser anormal para você. Os exames trabalham com índices médios, referências de normalidade, tudo por amostragem. O que fazer então? Quanto aos hormônios, pergunte ao doutor. Para a pele, existem coisas que você pode – e deve – fazer, independente dos resultados do laboratório.
Como lidar?
Acne tem a ver essencialmente com:
  • Poros obstruídos ;
  • Bactérias que ficam na superfície da pele ;
  • Oleosidade.

Parece simples, mas sabemos bem como é difícil controlar essa equação, certo?
Razoavelmente fácil de reconhecer, ela costuma aparecer como:
Comedões; que são os poros obstruídos, formado a superfície engrossada ;
Cravos; os pontos pretos ou levemente escurecidos na superfície do poro (eles não ficam pretos por sujeira, como diz o senso comum, mas pela oxidação de óleo e melanina) ;
Áreas irritadiças e avermelhadas ;
Pústulas e cistos; as espinhas com ponta amarela, que podem ser profundas ou as chamadas espinhas internas e furúnculos.
A palavra é controle. Acne é persistente e tinhosa. Ela só precisa de um dia de preguiça de nossa parte e lá estará, pronta para reinar por semanas.
A saída é montar uma estratégia em cima do que conhecemos. Se os hormônios vão pirar e produzir óleo loucamente, nos resta tentar manter essa oleosidade sob controle.
  1. Mantenha a pele limpa. Lave o rosto duas vezes ao dia, a primeira ao acordar e a segunda vez antes de dormir. Não é necessário nem recomendável lavar mais do que isso. Expor a pele oleosa a muitas substâncias de limpeza pode ser entendido como uma “agressão” pela pele e, para se proteger, ela produzirá mais óleo. Esse é o famoso efeito rebote e ele também pode acontecer com o abuso de produtos que contenham álcool na fórmula.
  2. Antes de reaplicar pó compacto ou mesmo blotter, para diminuir o brilho, retire a oleosidade que está sobre a pele com blotting paper. Você não precisa esfregar o rosto, basta pressionar levemente o papel sobre a pele, esperando alguns segundos em cada área para que ele absorva o óleo. Dica econômica: corte papel de seda e mantenha em um local limpo na necéssaire. Já papel toalha ou higiênico não são tão eficientes quanto o de seda. Eles até absorvem a oleosidade, mas levam junto maquiagem, protetor, hidratante…
  3. Sempre escolha produtos sem óleo (oil free). Todos eles: maquiagem, protetor solar e hidratante. Não serve reduzido, procure sem óleo algum, pelo menos enquanto a pele estiver com crises frequentes. Não precisa ficar neurótica decifrando a composição química dos produtos, apenas procure a indicação “Oil Free” ou “livre de Óleo” na embalagem. Atualmente os fabricantes fazem questão de deixar essa informação bem visível.
  4. Use tônico próprio para peles oleosas (sem álcool) sempre depois de lavar o rosto. O tônico tem ativos que ajudam a manter o equilíbrio da pele por mais tempo, entre uma lavagem e outra. Isso mantém o tamanho regular dos poros e não provoca a produção exagerada de sebo.
  5. Alimentação equilibrada é o passaporte da beleza de dentro pra fora. Não precisa se privar completamente dos porcaritus que a gente tanto adora, mas saia da linha ocasionalmente. No dia a dia dê preferência para comida do tipo caseira, feita com pouca gordura e inclua muitas frutas, vegetais e folhas nas suas refeições. Esses alimentos estão cheios de vitaminas e antioxidantes, que ajudam a cuidar da pele (e saúde como um todo, claro).
  6. Não cutuque.
  7. Não cutuque.
  8. Não cutuque. Uma espinha é uma bomba pronta para explodir e inflamar. Mesmo que ela seja uma irritante descarada, que apareceu bem no meio do seu rosto, ela não merece sua energia. Ignore sua presença malígna. Nada de passar a mão (cheia de bactérias) e muito menos estourá-la. Se você fizer isso o risco de inflamação aumenta, podendo até se transformar em infecção.
Você fez tudo isso (de verdade, tudo mesmo) e não consegue controlar a oleosidade? É hora de procurar um Dermatologista, que é o profissional indicado para indicar tratamentos terapêuticos adequados, inclusive com a prescrição de medicamentos quando – e se – for o caso.
Coisas que você precisa saber
A Acne não vai desaparecer de um dia para outro. A inflamação e irritação vão diminuindo aos poucos, na medida em que você persistir nos cuidados diários. Uma única espinha pode ficar se-ma-nas sobre a pele. Não desanime, você está fazendo tudo certo e vai colher os resultados depois.
Não cutuque (já falei isso?). O ponto vermelho elevado não é uma cicatriz. Mantenha suas mãos longe dele, higienize duas vezes ao dia e tudo ficará bem.
Secativos são eficientes, mas use apenas sobre a erupção, mesmo que você perca um tempinho nessa aplicação cuidadosa. Quando espalhados também sobre a pele sadia eles causam irritação, e advinhe o que acontece nessa situação? A pele produz mais óleo. Irônico, né.
Para evitar manchas e cicatrizes, além de não espremer nada, em hipótese alguma, não se esqueça de proteger a pele da radiação solar (e da tela do computador). Existem ótimos filtros solares próprios para pele acnéica. Oil Free, sempre.
Não abandone a rotina de cuidado mesmo depois que a Acne desaparecer. Quando você assumir esse compromisso com sua saúde, sua pele será outra e, isso sim, é recompensa de longo prazo!
Mas não é só isso, Acne é um assunto que rende pano pra manga. Os desdobramentos ficam para outro post, por isso, podem caprichar nos comentários: dúvidas, mitos, tentativas de tratamento, camuflagem para emergências, contem e perguntem tudo!

Tônicos que ajudam a controlar a oleosidade

  1. Completely Clean Tônico Facial Avon Solutions – O Tônico Facial alcohol free* complementa a limpeza, removendo impurezas e vestígios de maquiagem sem agredir ou ressecar a pele.
  2. Tônico Purificante Facial Red Rice - Tônico bi-fásico super fresco que oferece uma acabamento perfeito. Recomendado para pele mista e oleosa, a primeira fase do tônico purifica e a segunda fase matifica, deixando a pele fresca e perfeitamente limpa.
  3. Tônico Purificante Stay Clear Nivea Young – Limpa os resíduos na pele, deixando prolongada a sensação frescor. Fórmula refrescante, com Ativo Regulador do Brilho, enriquecida com minerais marinhos.
  4. Tônico Hidratante Sem Alcool New Care - complementa a limpeza, sem ressecar. Remineraliza, equilibrando as condições naturais da pele. Hidrata, proporcionando sensação suave após o uso. Desenvolvido para complementar o processo de limpeza da pele, deixando-a fresca e suave. Sua fórmula é enriquecida com oligoelementos e sais minerais.
  5. Cucumber Herbal Extract Alcohol Free Toner Kiehl’s – Refresca, equilibra e desestressa a pele, graças ao extrato de pepino em sua composição. Com óleo de calêndula e alantoína, acalma e suaviza, combatendo irritações cutâneas. De efeito levemente adstringente, este tônico é totalmente livre de álcool. 
  6. Calendula Herbal Extract Alcohol-Free Toner Kiehl’s – formulado com extratos de ervas cuidadosamente selecionadas, que limpa e acalma todos os tipos de pele, sem uso de álcool. Sua fórmula à base de calêndula acalma a pele. Com alantoína, um derivado da raiz do confrei, possui ação antisséptica e anti-inflamatória e a bardana proporciona hidratação à pele. 
  7. Neutrogena Alcohol Free Toner – Complemento para limpeza da pele. Oferece limpeza e tonificação refrescante, sem o ressecamento provocado pelo álcool. Remove delicadamente as impurezas, revigorando sem agredir.
  8. Tônico Preparativo Contém 1G – indicado para todos os tipos de pele. Com Derivados do Arroz e Alfa Bisabolol. Equilibra o pH da pele, complementa a limpeza e ajuda a manter a pele matificada.
  9. Tônico Suave Hidratante Nivea Visage – fórmula suave e sem álcool enriquecida com Amendoa, Calêndula e Camomila.
  10. Klin Activ Tônico Facial Futura Biotech – Complexo Bio-normalizador; Pró-vitmaina B5; Colágeno e Elastina Hidrolisadas; Rico em Vitaminas A, B e C, saia minerais, flavonóides e aminoácidos. Não contém parabenos.

Achei no E aí, Beleza?

0 comentários:

Postar um comentário